Homem passa por 2 cirurgias de transplante de face em Paris

Chamado de: o homem de 3 rostos, Jerôme Hamon passou pela experiência de um transplante de face por 2 vezes.



Transplante de face é um procedimento incomum, mas que pode proporcionar uma vida nova a alguém que teve seu rosto desfigurado, seja por um acidente ou doença, porém este paciente francês, se arriscou e passou pelo mesmo procedimento 2 vezes, entenda como:

Jerôme Hamon, 43 anos, passou por uma nova cirurgia de transplante de rosto, pois no primeiro procedimento seu corpo desenvolveu uma reação biológica.

A situação é inédita, Hamon é a primeira pessoa a passar duas vezes pelo transplante de face, ele está internado a 3 meses em recuperação na cidade de Paris, ainda se adaptando com sua nova identidade visual.

Hamon passa por tratamento imunossuperssor para evitar a rejeição ao enxerto. Seu rosto novo ainda terá muitas alterações. No momento a face está sem movimentos e não se ajustou ao crânio.

A operação foi realizada pelo cirurgião Laurent Lantieri e sua equipe no Hospital Georges-Pompidou. O mesmo médico já havia realizado este procedimento no paciente em 2018, em outro hospital, Henri-Mondor de Crételi, que fica aos arredores de Paris.

Hamon sofre de Von Recklinghausen, uma neubrofibrose tipo 1, e por causa deste distúrbio teve seu rosto deformado. Em 2010 em sua primeira cirurgia, tudo parecia bem, até que o paciente teve um resfriado e tomou um antibiótico, que causou uma reação ao tratamento imunossupressor, desenvolvendo uma rejeição crônica.

Veja 16 cenas muito engraçadas retiradas do Google Maps

As cirurgias de transplante de face

Sua face da primeira cirurgia, foi removida em novembro de 2017, pois já apresentava necrose em algumas áreas. Sem rosto Hamon ficou por 2 meses até encontrar um doador compatível.

Bernard Cholley, anestesista do hospital revelou que Hamon impressionou toda a equipe, pois durante toda a espera nunca reclamou, ao contrário estava sempre de bom humor.

O doador do rosto faleceu a algumas horas de Paris em 14 de janeiro deste ano, 2018, ele tinha apenas 22 anos.

Uma nova droga foi utilizada neste novo enxerto, hemoglobina de verme marinho, ela foi usada para frear o oxigênio. A cirurgia foi realizada em 15 de janeiro, após a equipe médica preparar nervos e vasos sanguíneos, a nova face foi colocada, como se fosse uma máscara, neste momento já foi possível perceber o sucesso do procedimento, quando o rosto perdeu a palidez.

Hamon permaneceu no centro cirúrgico até o outro dia. A imprensa da região divulgou a história dias depois. O médico cirurgião Lantieri informou que se necessário o procedimento pode ser refeito novamente.

O nefrologista Eric Thervet revelou que para evitar uma nova rejeição, foram retirados do corpo de Hamom, anticorpos sanguíneos com plasmaferese, e também o bloco que produz estes anticorpos, através de medicamentos utilizados por três meses.

Em todo o mundo o transplante de face já foi realizado 40 vezes, sendo o primeiro em 2005.

Fonte: O Globo




Comentários